sexta-feira, 29 de março de 2013

Projeto Dia das Mães( Profº Charles Nascimento dos Santos)

Estarei postando aqui o projeto do Profº Charles para o dia das mães:


O Dia das Mães na Escola
       


        O objetivo dessa programação é fazer com o que as mães sejam homenageadas pelo o seu dia, embora, entendendo e concordo que os dias das mães sejam todos os dias. No mês de maio foram escolhidas um dia para prestarem homenagem as mães e esse dia é comemorado mundialmente todo ano. A homenagem visa proporcionar ás mães um dia na escola , como se fossem os seus filhos , vivendo partes do cotidiano, como merenda e atividades de Educação Física, de Arte e na sala com o momento de reflexão.
     Para começar as mães receberão um convite marcando um encontro na escola. Os alunos levarão o convite para suas casas. As mães deverão respondê-lo, confirmando ou não a participação ao encontro. A direção da escola (ou eu o professor de Educação Física) fará um levantamento do número de participantes. Na véspera do encontro, as mães receberão um convite, que deverá ser apresentado no portão de entrada, no dia da festa.
      No dia da homenagem, ficará uma pessoa no portão, entregando um cartãozinho contendo uma mensagem, presa a uma bala ou bombom. O cartãozinho terá numeração de 1 a 4 e uma pequena mensagem este cartãozinho é que vai definir qual local em que a mãe iniciará a sua atividade.
As mães vão chegando e se dirigindo para o pátio. Os alunos que comparecerem também ficará ali. A escola deverá estar toda enfeitada:

·         Um grande mural de boas vindas no pátio.
·         Cartazes, faixas espalhados por toda a escola.

A critério da direção enquanto as mães vão chegando e se dirigindo ao pátio da escola, a direção, ao microfone, agradece a presença, ao som de uma música clássica (fundo musical suave e agradável).

A dinâmica é a seguinte:
 As mães que receberem o n° 1 deverão iniciar no corredor das salas ou nas salas (artes)
N° 2 – Iniciar no pátio (Educação Física)
N° 3 – Iniciar na sala

Cada grupo de mães permanecerá aproximadamente 30 minutos em cada lugar.
Os professores serão divididos para recepcionar as mães, devendo estar com crachás de identificação.
Após a explicação da dinâmica “O Dia das Mães na Escola” será lida e entregue uma mensagem como a que se segue, e cada mãe poderá se dirigir para o local destinado.  


Mensagem para as mães:

 M Ã E

Em teu ninho tu és o sol
Real é o teu aquecimento e tua lealdade
O sofrimento te enobrece
Tu és simples
E profunda é tua significação
Pareces tão pequena,
Mas, não posso definir tua grandeza,
Diante de real complexidade

Tu és pura
Mostras a intensidade de teu valor
pela tua iluminação
Misteriosa é tua consciência de ser

Tu és bela
Encontra na tua imperfeição
A perfeita formação
Simbolizas a extensão da presença humana

Tu és a luz da esperança
Teu amor é de profundo sentimento,
E a tua vida é o símbolo da multiplicação
Tua presença é inconfundível
Na tua superioridade de ser,
define o colorido de uma vida

Tu és nobre
Consciente é tua doação
E constante é tua intuição
Tu és o amor perfeito.

Lazara Goulart.







Nº 1 – Aula de Artes para as Mães

No corredor das salas de aulas ou na sala, são colados papéis Kraft em toda a parede. De um lado e de outro, com barbante e fita crepe, serão dependurados pincéis atômicos de diversas cores.
As mães farão desenhos e deixarão mensagens para seus filhos na parede.
Assim como acontece com os alunos, as mães também acabam entrando num clima de competição. Cada uma quer deixar a melhor mensagem e o melhor desenho. É uma verdadeira disputa.


N° 2 – Educação Física / Gincana para as mães



Os alunos ficam no pátio para torcer pelas mães. Algumas tarefas que poderão ser executadas no pátio poderão ser acrescidas por outras atividades de acordo com a necessidade do evento.


Corrida de costas: Duas mães, enlaçadas uma de costas para outra, deverão ir até o ponto marcado e voltar.


Corrida da garrafa: No final da corrida, cada mãe deverá encher uma garrafa de plástico utilizando uma esponja molhada. Quem conseguir colocar mais água na garrafa será a vencedora.


Corrida do saco: Quatro mães entram em sacos de linhagem. A um sinal dado, começam a correr até a linha determinada e voltam á linha de partida.
A vencedora será a que chegar primeiro.


Corrida da batata: Seis mães ficarão lado a lado na linha de partida com o cabo da colher na boca e uma batata dentro da colher. As mães deverão andar até linha e voltar, sem deixar a batata cair.
A vencedora será a que chegar primeiro, sem deixar a batata cair no percurso.


Dança do bolão: Nessa atividade os alunos participaram. As mães estarão espalhadas no pátio com o seu filho. O professor escolherá uma mãe que ficará sozinha, e terá em mãos uma bola. Ao som de uma música cada mãe que esta com o seu filho ira dança no ritmo da música e ao mesmo tempo a mãe que esta com a bola nas mãos dançarão também se deslocando entre as mães que estão com os filhos. E em um determinado tempo a mãe que esta com a bola lançam a bola para o alto e quando a bola cair no chão às mães trocará de filhos e a mãe que jogou a bola terá que pegar um filho para ser o seu par antes que alguém pegue. A mãe que ficar sem um par (filho) pegará a bola e dará a continuidade na atividade.

N° 3 – Auditório (na sala)


Momento de reflexão

Através de Slides, colocado se caso a escola tiver retroprojetor ou vídeo ler mensagem que as levarão a pensar sobre o papel dos pais na vida dos filhos, nos tempo de hoje.

·         Discussão
·         Mensagens
·         Relatos de experiências

Textos a serem definidos.


Após de todas as mães terem participado de todos os circuitos, as mesmas se reunirão no pátio para assistirem as apresentações das turmas do 1° ano ao 5° ano.

Primeira parte da apresentação: O 1°, 2° e 3° ano farão uma apresentação com uma música (música: “mãe” do grupo voices) cada aluno terá em mãos um coração grande de papel bem decorado, e em cada coração terá duas parte em cada lado do coração, ao dobrar esconderá a frase escrita para as mães. No coração estará escrito (““ o nome da mãe “... TE AMO”.), podendo também colocar a foto do aluno no coração ao abrir a mãe verá a foto do seu filho e a frase MÃE... TE AMO.


Segunda parte da apresentação: O 4° e 5° ano escreverá uma carta para mãe (texto escolhido pelo professor de educação física, pela direção ou levar alguns textos para os alunos escolherem a qual agradarem). No dia da apresentação os alunos terão em mãos a carta feita por eles e uma rosa, e os mesmos farão um coro falado texto “Mamãe” de Maria Lúcia Pinheiro. Após o coro falado um aluno ou aluna irá ler a carta escolhida e escrita por eles depois de te feito à leitura cada aluno irão ao encontro das mães que estarão sentadas entregará a carta e a rosa, após de terem entregue, cada aluno convidará a mãe para esta junto a ele no local de apresentação depois que todos estiverem organizado no local de apresentação, dará inicio a música que será cantada para as mães. 


Por fim.

Agradecer a presença das mães.


Projeto elaborado por :Prof° Charles Nascimento dos Santos ( Educação Física)

Nenhum comentário:

Postar um comentário