sexta-feira, 29 de março de 2013

Projeto Dia das Mães( Profº Charles Nascimento dos Santos)

Estarei postando aqui o projeto do Profº Charles para o dia das mães:


O Dia das Mães na Escola
       


        O objetivo dessa programação é fazer com o que as mães sejam homenageadas pelo o seu dia, embora, entendendo e concordo que os dias das mães sejam todos os dias. No mês de maio foram escolhidas um dia para prestarem homenagem as mães e esse dia é comemorado mundialmente todo ano. A homenagem visa proporcionar ás mães um dia na escola , como se fossem os seus filhos , vivendo partes do cotidiano, como merenda e atividades de Educação Física, de Arte e na sala com o momento de reflexão.
     Para começar as mães receberão um convite marcando um encontro na escola. Os alunos levarão o convite para suas casas. As mães deverão respondê-lo, confirmando ou não a participação ao encontro. A direção da escola (ou eu o professor de Educação Física) fará um levantamento do número de participantes. Na véspera do encontro, as mães receberão um convite, que deverá ser apresentado no portão de entrada, no dia da festa.
      No dia da homenagem, ficará uma pessoa no portão, entregando um cartãozinho contendo uma mensagem, presa a uma bala ou bombom. O cartãozinho terá numeração de 1 a 4 e uma pequena mensagem este cartãozinho é que vai definir qual local em que a mãe iniciará a sua atividade.
As mães vão chegando e se dirigindo para o pátio. Os alunos que comparecerem também ficará ali. A escola deverá estar toda enfeitada:

·         Um grande mural de boas vindas no pátio.
·         Cartazes, faixas espalhados por toda a escola.

A critério da direção enquanto as mães vão chegando e se dirigindo ao pátio da escola, a direção, ao microfone, agradece a presença, ao som de uma música clássica (fundo musical suave e agradável).

A dinâmica é a seguinte:
 As mães que receberem o n° 1 deverão iniciar no corredor das salas ou nas salas (artes)
N° 2 – Iniciar no pátio (Educação Física)
N° 3 – Iniciar na sala

Cada grupo de mães permanecerá aproximadamente 30 minutos em cada lugar.
Os professores serão divididos para recepcionar as mães, devendo estar com crachás de identificação.
Após a explicação da dinâmica “O Dia das Mães na Escola” será lida e entregue uma mensagem como a que se segue, e cada mãe poderá se dirigir para o local destinado.  


Mensagem para as mães:

 M Ã E

Em teu ninho tu és o sol
Real é o teu aquecimento e tua lealdade
O sofrimento te enobrece
Tu és simples
E profunda é tua significação
Pareces tão pequena,
Mas, não posso definir tua grandeza,
Diante de real complexidade

Tu és pura
Mostras a intensidade de teu valor
pela tua iluminação
Misteriosa é tua consciência de ser

Tu és bela
Encontra na tua imperfeição
A perfeita formação
Simbolizas a extensão da presença humana

Tu és a luz da esperança
Teu amor é de profundo sentimento,
E a tua vida é o símbolo da multiplicação
Tua presença é inconfundível
Na tua superioridade de ser,
define o colorido de uma vida

Tu és nobre
Consciente é tua doação
E constante é tua intuição
Tu és o amor perfeito.

Lazara Goulart.







Nº 1 – Aula de Artes para as Mães

No corredor das salas de aulas ou na sala, são colados papéis Kraft em toda a parede. De um lado e de outro, com barbante e fita crepe, serão dependurados pincéis atômicos de diversas cores.
As mães farão desenhos e deixarão mensagens para seus filhos na parede.
Assim como acontece com os alunos, as mães também acabam entrando num clima de competição. Cada uma quer deixar a melhor mensagem e o melhor desenho. É uma verdadeira disputa.


N° 2 – Educação Física / Gincana para as mães



Os alunos ficam no pátio para torcer pelas mães. Algumas tarefas que poderão ser executadas no pátio poderão ser acrescidas por outras atividades de acordo com a necessidade do evento.


Corrida de costas: Duas mães, enlaçadas uma de costas para outra, deverão ir até o ponto marcado e voltar.


Corrida da garrafa: No final da corrida, cada mãe deverá encher uma garrafa de plástico utilizando uma esponja molhada. Quem conseguir colocar mais água na garrafa será a vencedora.


Corrida do saco: Quatro mães entram em sacos de linhagem. A um sinal dado, começam a correr até a linha determinada e voltam á linha de partida.
A vencedora será a que chegar primeiro.


Corrida da batata: Seis mães ficarão lado a lado na linha de partida com o cabo da colher na boca e uma batata dentro da colher. As mães deverão andar até linha e voltar, sem deixar a batata cair.
A vencedora será a que chegar primeiro, sem deixar a batata cair no percurso.


Dança do bolão: Nessa atividade os alunos participaram. As mães estarão espalhadas no pátio com o seu filho. O professor escolherá uma mãe que ficará sozinha, e terá em mãos uma bola. Ao som de uma música cada mãe que esta com o seu filho ira dança no ritmo da música e ao mesmo tempo a mãe que esta com a bola nas mãos dançarão também se deslocando entre as mães que estão com os filhos. E em um determinado tempo a mãe que esta com a bola lançam a bola para o alto e quando a bola cair no chão às mães trocará de filhos e a mãe que jogou a bola terá que pegar um filho para ser o seu par antes que alguém pegue. A mãe que ficar sem um par (filho) pegará a bola e dará a continuidade na atividade.

N° 3 – Auditório (na sala)


Momento de reflexão

Através de Slides, colocado se caso a escola tiver retroprojetor ou vídeo ler mensagem que as levarão a pensar sobre o papel dos pais na vida dos filhos, nos tempo de hoje.

·         Discussão
·         Mensagens
·         Relatos de experiências

Textos a serem definidos.


Após de todas as mães terem participado de todos os circuitos, as mesmas se reunirão no pátio para assistirem as apresentações das turmas do 1° ano ao 5° ano.

Primeira parte da apresentação: O 1°, 2° e 3° ano farão uma apresentação com uma música (música: “mãe” do grupo voices) cada aluno terá em mãos um coração grande de papel bem decorado, e em cada coração terá duas parte em cada lado do coração, ao dobrar esconderá a frase escrita para as mães. No coração estará escrito (““ o nome da mãe “... TE AMO”.), podendo também colocar a foto do aluno no coração ao abrir a mãe verá a foto do seu filho e a frase MÃE... TE AMO.


Segunda parte da apresentação: O 4° e 5° ano escreverá uma carta para mãe (texto escolhido pelo professor de educação física, pela direção ou levar alguns textos para os alunos escolherem a qual agradarem). No dia da apresentação os alunos terão em mãos a carta feita por eles e uma rosa, e os mesmos farão um coro falado texto “Mamãe” de Maria Lúcia Pinheiro. Após o coro falado um aluno ou aluna irá ler a carta escolhida e escrita por eles depois de te feito à leitura cada aluno irão ao encontro das mães que estarão sentadas entregará a carta e a rosa, após de terem entregue, cada aluno convidará a mãe para esta junto a ele no local de apresentação depois que todos estiverem organizado no local de apresentação, dará inicio a música que será cantada para as mães. 


Por fim.

Agradecer a presença das mães.


Projeto elaborado por :Prof° Charles Nascimento dos Santos ( Educação Física)
Este Mural foi feito no início do ano.

quarta-feira, 27 de março de 2013

Plano de ação do Mais Educação 2013

Estarei publicando aqui o Plano de ação 2013, porém ainda está faltando atualizar com as atividades que serão realizadas durante este ano. Durante a semana de planejamento montamos os temas a serem trabalhados bimestralmente. Em breve postarei aqui.



CIEP 177 M. CONSTANTINO REIS.


PLANO DE AÇÃO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO
( colocar endereço e telefone)




Diretora da U.E.:   Paula Fernanda
O.P.:  Cecília, Cristiane, Katia.
O.E.:  Altamira, Juliana, Suzy
Coordenadora do Programa: Kelly Pimenta




A comunidade:

   Através de pesquisas constatamos que nossa clientela é constituída de moradores dos bairros:
   Os resultados obtidos em relação às profissões foram os mais diversos: Há pais e mães autônomos, balconistas, faxineiros, pedreiros, eletricistas, motoristas, vigilantes, secretárias, cabeleireiras, cozinheiras, entre outros. Observou-se que há um grande número de mães que declararam não atuar profissionalmente, sendo apenas “secretárias do lar”.
   A equipe do CIEP 177 M Constantino Reis pesquisou também o número e idade das pessoas que residem com nossos alunos. Pudemos observar que há predominância de alunos que moram apenas com um dos pais. Há, porém, um número significativo de alunos que moram com os pais e outros familiares: tios, avós, primos... O número de pessoas que residem na casa fica entre 3 e 8, com idades variadas, de 0 a 55 anos.
   As atividades de lazer declaradas pelas famílias acontecem em casas de parentes, igrejas e escola. Observamos em nossa pesquisa que há um grande número de famílias que oferece como única opção de lazer, “brincar na rua”.







O que é o Programa Mais Educação?

   O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macro campos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.
   A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. Sua operacionalização é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
   O programa visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), utilizando os resultados da Prova Brasil de 2005. Nesses estudos destacou-se o uso do “Índice de Efeito Escola – IEE”, indicador do impacto que a escola pode ter na vida e no aprendizado do estudante, cruzando-se informações socioeconômicas do município no qual a escola está localizada.
   Por esse motivo a área de atuação do programa foi demarcada inicialmente para atender, em caráter prioritário, as escolas que apresentam baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), situadas em capitais e regiões metropolitanas.
   As atividades tiveram início em 2008, com a participação de 1.380 escolas, em 55 municípios, nos 27 estados para beneficiar 386 mil estudantes. Em 2009, houve a ampliação para 5 mil escolas, 126 municípios, de todos os estados e no Distrito Federal com o atendimento previsto a 1,5 milhão de estudantes, inscritos pelas redes de ensino, por meio de formulário eletrônico de captação de dados gerados pelo Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação (SIMEC). Em 2010, a meta é atender a 10 mil escolas nas capitais, regiões metropolitanas - definidas pelo IBGE - e cidades com mais de 163 mil habitantes, para beneficiar três milhões de estudantes.
   Para o desenvolvimento de cada atividade, o governo federal repassa recursos para ressarcimento de monitores, materiais de consumo e de apoio segundo as atividades. As escolas beneficiárias também recebem conjuntos de instrumentos musicais e rádio escolar, dentre outros; e referência de valores para equipamentos e materiais que podem ser adquiridos pela própria escola com os recursos repassados.

O que é educação integral?

   Um conjunto de fatores que reorganizam tempo, espaços e conteúdos para trabalhar o desenvolvimento dos alunos em sua totalidade Integral. Por definição, quer dizer total, inteiro, global. É isso o que se pretende com a educação integral: desenvolver os alunos de forma completa, em sua totalidade. Muito mais do que o tempo em sala de aula, a educação integral reorganiza espaços e conteúdos. Um grande desafio, mas que já começa a tomar forma.
    A Educação Integral exige mais do que compromissos: impõe também e principalmente projeto pedagógico, formação de seus agentes, infraestrutura e meios para sua implantação. Ela será o resultado dessas condições de partida e daquilo que for criado e construído em cada escola, em cada rede de ensino, com a participação dos educadores, educandos e das comunidades que podem e devem contribuir para ampliar os tempos e os espaços de formação de nossas crianças, adolescentes e jovens na perspectiva de que o acesso à educação pública seja complementado pelos processos de permanência e aprendizagem.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação propõe uma jornada diária de 7 horas para que as crianças se envolvam com a aprendizagem.



PLANO DE AÇÃO DO “PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO”.

"Mas, o planejamento só é ético quando visa um crescimento que possa se traduzir em melhor qualidade da vida coletiva, um cenário melhor para a vida de todos, e só é democrático quando procura incorporar todos os envolvidos no processo de planejar."
(João Caramez)





OBJETIVOS:
 Construir estratégias para implantar a Educação Integral em nossa Unidade Escolar;
Constituir uma ferramenta que possa permitir desenvolvimento adequado e positivo do Programa Mais Educação;
Elaborar ações que transformam as estratégias em fatores reais;



O PROGRAMA NA UNIDADE ESCOLAR:

  O Programa atende de 250 a 300 alunos do ensino regular, selecionados pelo professor de cada turma. Sendo que as turmas participantes são: 1º anos, 2º anos, 3º anos, 4º anos e 5º anos. O corpo docente em conjunto com direção, coordenação e orientações, define os critérios de seleção e são conscientizados daqueles já estabelecidos pela Secretaria de Educação, como: problemas de defasagem escolar, vulnerabilidade social, participantes do Bolsa Família, rendimento escolar.
  Estes alunos são divididos em 8 turmas, com 30 alunos(aproximadamente) em cada uma destas. Onde cada dia da semana, nossos alunos participam de duas oficinas desenvolvidas nesta Unidade Escolar.
  O Programa acontece entre 10:00 às 14:00h,  onde inicialmente cada aluno é encaminhado para o refeitório para o seu primeiro lanche com tempo de 15 minutos e consequentemente para sala pré estabelecida por uma hora, e em seguida é feita a troca de monitoria e recebida os alunos do 1º turno com mais uma hora até as 12:15h. Em seguida é servido o almoço até as 12:50h . Após este horário, ele é envolvido em outra oficina até às 13:45h, quando neste momento é oferecido o segundo lanche as nossas crianças. O Programa acontece em todos os espaços da escola: refeitório, salas de aula, informática,  quadra poliesportiva, sala de aula do Mais Educação, pátios, entre outros. Diversificando e aprimorando o trabalho dos nossos monitores.
Teremos 4 macro campos: 
·        Acompanhamento Pedagógico ( Alfabetização / Letramento e Matemática);
·        Educomunicação ( Jornal Escolar);
·        Cultura, Artes e Educação Patrimonial (Percussão);
·        Esporte e lazer ( Programa Segundo Tempo e Judô).

   Reunimo-nos, bimestralmente, para avaliar o andamento do Programa, assim como o rendimento dos alunos participantes, Conselhos de Classes e encontros agendados entre coordenador do Programa, monitores e corpo docente. Proporcionando momentos ricos quanto conhecer e aprimorar um novo olhar quando aos nossos educandos.


AÇÕES:

§  - Início do Programa (decisões com direção, coordenação e SEMED):

§  Definir os espaços a serem utilizados pelo Programa;
§  Definir o horário de lanche;
§  Estabelecer e selecionar as oficinas que serão desenvolvidas durante o ano letivo;
§  Discutir e determinar os critérios de escolha dos monitores;
§  Discutir e redefinir os critérios de seleção dos nossos alunos;
§  Formar as turmas com os alunos selecionados para o andamento do Programa;
§  Construir o quadro de oficinas a ser desenvolvido no Programa;
§  Montar a lista de presença dos alunos;
§  Criar uma lista para os materiais socializados dentro do ambiente escolar;
§  Montar uma lista dos alunos do Programa que são beneficiados pelo Programa Bolsa Família;
§  Criar uma lista de materiais pertencentes ao Programa e consequentemente suas localizações;
§  Acompanhar a praticidade desde quadro de oficinas, observando o positivo e pontos a melhorar;
§  Criar um calendário com excursões, apresentações e formações para o Programa;

- Parceria, envolvimento e participação do corpo docente da escola:

Especificar o que é “O Programa Mais Educação?”;
Apresentar as propostas do Programa nesta U.E. no ano de 2013;
A importância dos docentes como parceiros e participativos no desenvolvimento do Programa;
Estabelecer momentos de trocas entre professores, monitores e coordenador do Programa;
Enfatizar o papel dos monitores, membros ativos da escola;
Informar e definir os critérios de seleção dos alunos;
Orientar, socializar e cuidar dos materiais do Programa;
Priorizar a importância do educador como parceiro ativo no Programa;
Apresentar o modelo de ficha individual, com campo de avanço e pontos a melhor quanto ao Programa / sala de aula;
Priorizar a importância de parcerias com outros setores com o Programa, se estendendo aos demais campos da Unidade Escolar.
- Instrumentos de avaliação e acompanhamento direcionados ao coordenador do Programa e monitores: relatórios, semanários, instrumentais, plano de ação:
Construir o Plano de Ação;
Conhecer o PPP da Unidade Escolar;
Mediar às habilidades e expectativas em formação, aos monitores para direcionar os planejamentos das oficinas;
Elaborar relatórios bimestrais de desenvolvimentos das oficinas (monitores) e de conclusão geral do mesmo;
Produzir semanários (monitores), enfatizando sugestões e pontos a melhorar (professor articulador);

Preencher planilhas de acompanhamento bimestral em reuniões;
Observar, assistir o desenvolvimento das oficinas fazendo consequentemente as observações necessárias;
Registrar com fotos, livros de ocorrências, livro ata e relatos quanto o desenvolvimento do Programa;
Monitorar as faltas e evasão dos alunos, promovendo a rotatividade destes;
Criar ações para diminuir e evitar a evasão dos alunos do Programa;







- Formação, reunião individuais ou coletivas:

Especificar o que é “O Programa Mais Educação?”;
Apresentar as propostas do Programa nesta U.E. no ano de 2013;
Conhecer espaços, materiais disponíveis para o Programa e o funcionamento quanto a utilização dos mesmos;
Multiplicar os conhecimentos  adquiridos em formações;  seminários, videoconferências,
Planejar e organizar os ambientes a serem utilizados no desenvolvimento das atividades;


Planejar e solicitar antecipadamente os materiais quanto a aplicabilidade das oficinas;
Promover a socialização e trabalho conjunto, com objetivo, das oficinas;
Contribuir ativamente na formação pedagógica dos monitores;
Orientar as ações, abordagens e comunicação dos monitores no ambiente escolar;
Criar momentos para contribuir na visibilidade do Programa;
Disponibilizar momentos de trocas entre professores, pais e monitores;
Promover ações quanto pontos a melhorar em planejamentos, relatórios e critérios de avaliação;
Orientar quanto à assinatura diária do livro ponto;
Orientar quanto registrar a presença diária dos alunos;
Instruir quanto critérios a serem observados: momento das refeições, saída e entrada, envolvimento nas oficinas em relação a cada aluno;
Orientar quanto o cuidado com os atos afetivos e abordagens com os alunos;
Orientar quanto o envolvimento de todos os alunos no mesmo espaço, participativos das oficinas, estando sempre presente com os mesmos;
Enfatizar o papel do monitor, o compromisso e responsabilidade para com o Programa;
Buscar vídeos, dinâmicas, textos que motivem e contribua na formação dos monitores;





- Participação em Conselho de Classes e Planejamento:

Elaborar pauta quanto à participação;
Ressaltar a importância do Programa Mais Educação na comunidade escolar;
Promover a visibilidade para os educadores quanto o Programa;
Socializar as propostas de trabalho durante o ano letivo;
Estabelecer os momentos de parcerias e trocas entre professores, monitores e professores articuladores;
Orientar quanto inicio e horário do Programa;
Socializar e debater quantos os critérios estabelecidos para escolha dos alunos participantes do Programa;
Estabelecer parceria com os docentes quanto a importância do campo do Programa Mais Educação na ficha individual do aluno;
Estabelecer momentos de trocas quanto rendimento e desenvolvimento de alunos no Programa entre professor articulador e educadores;
Apresentar documentações que promovam a veracidade dos fatos estabelecidos nos momentos de trocas;




- Reunião de Pais:

Desenvolver ações de boas vindas;
Promover apresentações quanto à visibilidade do Programa;
Ressaltar os objetivos e intuitos do Programa;
Justificar a importância do Programa na vida das crianças, assim como suas ricas contribuições para os mesmos;
Especificar o funcionamento do Programa na Unidade Escolar;
Promover apresentação de monitores, os objetivos e as expectativas de cada oficina;
Estabelecer os principais direitos e deveres dos alunos e pais quanto à participação e permanência do filho no Programa;
Garantir momentos de trocas, informações e parcerias entre pais, monitores e professores articuladores;
Informar quanto horário do professor e dos monitores na escola;
Promover a importância de uma parceria ativa e persistente para o desenvolvimento positivo do Programa;


- Planejamento e articulação de excursões e atividades extracurriculares:

Construir calendário com datas previstas de excursões para o ano letivo;
Buscar parcerias que promovam e contribua para a execução dos passeios;



- Ações quanto à visibilidade do Programa:

Participar e direcionar reuniões de pais e conselho de classes;
Articular apresentações em eventos festivos e reunião de pais na escola;
Participar de eventos fora da escola através de convites e parcerias;
Estimular aulas abertas do Programa em momentos que possam ser vistos pelos demais alunos da nossa unidade escolar e comunidade;
Promover parcerias entre funcionários, monitores e comunidade escolar;
Criar mural de recados no ambiente escolar do Programa;
Expor fotos e trabalhos dos alunos do Programa nos espaços da escola;
Socializar materiais do Programa com o corpo docente da escola;
  


Função do Coordenador do Programa Mais Educação:

Acompanhar e monitorar frequência dos alunos e monitores;
Ter plano de ação para o seu trabalho;
Seleção dos oficineiros junto com os gestores;
Controle e compra de materiais e equipamentos adequados;
Dar visibilidade ao Programa dentro e fora da Comunidade Escolar estimulando o envolvimento e participação;
 Organizar, acompanhar e intervir nos planejamentos das oficinas (desenvolvimento das atividades), concomitante ao PPP da escola, quadro de habilidades e expectativas e relatório conclusivo dos instrumentais de acompanhamento do Programa, fazendo uso de diferentes instrumentos de avaliação (semanário, portfólio, relatórios)
 Acompanhar e avaliar os monitores nas oficinas;
 Acompanhar e monitorar o desempenho dos alunos nas oficinas e na sala de aula;
Garantir a articulação das informações dos alunos aos professores da sala regular;
Comunicar-se de forma clara e objetiva, de forma a garantir o entendimento e a circulação de informações;
Reuniões com os oficineiros (planejamento, pauta) – grupo ou individual;
Avaliar e ofertar formação de acordo com as necessidades do grupo;
Envolvimento e resolução de problemas interpessoais e situações pedagógicas existentes no grupo;
Fazer reunião com os pais (planejamento, pauta);
Garantir o funcionamento da grade de oficinas;
 Participar dos Conselhos de Classe (registrar dificuldades e avanços para nortear o trabalho)
 Participar e direcionar bimestralmente HTPC (pauta, planejamento, registros)
Participar de palestras (simpósios, encontros, comitês, seminários, videoconferências).
Participar das Orientações Técnicas, Formações e reuniões;
Planejar passeios, apresentações, festas, aulas passeio, atividades extracurriculares (Calendário);
Registrar suas ações com relatórios, fotos, instrumentais ...
Ter ficha com breve histórico do aluno e socializar com monitores e ou professores;
Acompanhar/Avaliar o preenchimento dos instrumentais de acompanhamento do Programa pelos monitores.


“Planejamento de longo prazo não lida com decisões futuras, mas com o futuro de decisões presentes.” (Peter Drucker).