Estarei publicando aqui o Plano de ação 2013, porém ainda está faltando atualizar com as atividades que serão realizadas durante este ano. Durante a semana de planejamento montamos os temas a serem trabalhados bimestralmente. Em breve postarei aqui.
CIEP
177 M. CONSTANTINO REIS.
PLANO
DE AÇÃO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO
( colocar endereço e telefone)
Diretora da U.E.:
Paula Fernanda
O.P.: Cecília, Cristiane, Katia.
O.E.: Altamira, Juliana, Suzy
Coordenadora do Programa:
Kelly Pimenta
A
comunidade:
Através de
pesquisas constatamos que nossa clientela é constituída de moradores dos
bairros:
Os
resultados obtidos em relação às profissões foram os mais diversos: Há pais e
mães autônomos, balconistas, faxineiros, pedreiros, eletricistas, motoristas,
vigilantes, secretárias, cabeleireiras, cozinheiras, entre outros. Observou-se
que há um grande número de mães que declararam não atuar profissionalmente,
sendo apenas “secretárias do lar”.
A equipe do
CIEP 177 M Constantino Reis pesquisou também o número e idade das pessoas que
residem com nossos alunos. Pudemos observar que há predominância de alunos que
moram apenas com um dos pais. Há, porém, um número significativo de alunos que
moram com os pais e outros familiares: tios, avós, primos... O número de
pessoas que residem na casa fica entre 3 e 8, com idades variadas, de 0 a 55
anos.
As
atividades de lazer declaradas pelas famílias acontecem em casas de parentes,
igrejas e escola. Observamos em nossa pesquisa que há um grande número de
famílias que oferece como única opção de lazer, “brincar na rua”.
O
que é o Programa Mais Educação?
O Programa
Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, aumenta a
oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que
foram agrupadas em macro campos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente,
esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção
e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.
A
iniciativa é coordenada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e
Diversidade (SECAD/MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Básica
(SEB/MEC) e com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. Sua
operacionalização é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola
(PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
O programa
visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base
estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF),
utilizando os resultados da Prova Brasil de 2005. Nesses estudos destacou-se o
uso do “Índice de Efeito Escola – IEE”, indicador do impacto que a escola pode
ter na vida e no aprendizado do estudante, cruzando-se informações
socioeconômicas do município no qual a escola está localizada.
Por esse
motivo a área de atuação do programa foi demarcada inicialmente para atender,
em caráter prioritário, as escolas que apresentam baixo Índice de
Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), situadas em capitais e regiões
metropolitanas.
As
atividades tiveram início em 2008, com a participação de 1.380 escolas, em 55
municípios, nos 27 estados para beneficiar 386 mil estudantes. Em 2009, houve a
ampliação para 5 mil escolas, 126 municípios, de todos os estados e no Distrito
Federal com o atendimento previsto a 1,5 milhão de estudantes, inscritos pelas
redes de ensino, por meio de formulário eletrônico de captação de dados gerados
pelo Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da
Educação (SIMEC). Em 2010, a meta é atender a 10 mil escolas nas capitais,
regiões metropolitanas - definidas pelo IBGE - e cidades com mais de 163 mil
habitantes, para beneficiar três milhões de estudantes.
Para o
desenvolvimento de cada atividade, o governo federal repassa recursos para
ressarcimento de monitores, materiais de consumo e de apoio segundo as
atividades. As escolas beneficiárias também recebem conjuntos de instrumentos
musicais e rádio escolar, dentre outros; e referência de valores para
equipamentos e materiais que podem ser adquiridos pela própria escola com os
recursos repassados.
O
que é educação integral?
Um conjunto
de fatores que reorganizam tempo, espaços e conteúdos para trabalhar o
desenvolvimento dos alunos em sua totalidade Integral. Por definição, quer
dizer total, inteiro, global. É isso o que se pretende com a educação integral:
desenvolver os alunos de forma completa, em sua totalidade. Muito mais do que o
tempo em sala de aula, a educação integral reorganiza espaços e conteúdos. Um
grande desafio, mas que já começa a tomar forma.
A Educação
Integral exige mais do que compromissos: impõe também e principalmente projeto
pedagógico, formação de seus agentes, infraestrutura e meios para sua
implantação. Ela será o resultado dessas condições de partida e daquilo que for
criado e construído em cada escola, em cada rede de ensino, com a participação
dos educadores, educandos e das comunidades que podem e devem contribuir para
ampliar os tempos e os espaços de formação de nossas crianças, adolescentes e
jovens na perspectiva de que o acesso à educação pública seja complementado
pelos processos de permanência e aprendizagem.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação propõe uma
jornada diária de 7 horas para que as crianças se envolvam com a aprendizagem.
PLANO
DE AÇÃO DO “PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO”.
"Mas, o planejamento só é ético quando visa um
crescimento que possa se traduzir em melhor qualidade da vida coletiva, um
cenário melhor para a vida de todos, e só é democrático quando procura
incorporar todos os envolvidos no processo de planejar."
(João Caramez)
OBJETIVOS:
Construir
estratégias para implantar a Educação Integral em nossa Unidade Escolar;
Constituir uma ferramenta que possa permitir
desenvolvimento adequado e positivo do Programa Mais Educação;
Elaborar ações que transformam as estratégias em fatores
reais;
O
PROGRAMA NA UNIDADE ESCOLAR:
O Programa
atende de 250 a 300 alunos do ensino regular, selecionados pelo professor de
cada turma. Sendo que as turmas participantes são: 1º anos, 2º anos, 3º anos,
4º anos e 5º anos. O corpo docente em conjunto com direção, coordenação e orientações,
define os critérios de seleção e são conscientizados daqueles já estabelecidos
pela Secretaria de Educação, como: problemas de defasagem escolar,
vulnerabilidade social, participantes do Bolsa Família, rendimento escolar.
Estes alunos
são divididos em 8 turmas, com 30 alunos(aproximadamente) em cada uma destas.
Onde cada dia da semana, nossos alunos participam de duas oficinas desenvolvidas
nesta Unidade Escolar.
O Programa
acontece entre 10:00 às 14:00h, onde
inicialmente cada aluno é encaminhado para o refeitório para o seu primeiro
lanche com tempo de 15 minutos e consequentemente para sala pré estabelecida
por uma hora, e em seguida é feita a troca de monitoria e recebida os alunos do
1º turno com mais uma hora até as 12:15h. Em seguida é servido o almoço até as
12:50h . Após este horário, ele é envolvido em outra oficina até às 13:45h,
quando neste momento é oferecido o segundo lanche as nossas crianças. O
Programa acontece em todos os espaços da escola: refeitório, salas de aula,
informática, quadra poliesportiva, sala de
aula do Mais Educação, pátios, entre outros. Diversificando e aprimorando o
trabalho dos nossos monitores.
Teremos 4 macro campos:
·
Acompanhamento Pedagógico (
Alfabetização / Letramento e Matemática);
·
Educomunicação ( Jornal Escolar);
·
Cultura, Artes e Educação Patrimonial
(Percussão);
·
Esporte e lazer ( Programa Segundo Tempo
e Judô).
Reunimo-nos,
bimestralmente, para avaliar o andamento do Programa, assim como o rendimento
dos alunos participantes, Conselhos de Classes e encontros agendados entre coordenador
do Programa, monitores e corpo docente. Proporcionando momentos ricos quanto
conhecer e aprimorar um novo olhar quando aos nossos educandos.
AÇÕES:
§ -
Início do Programa (decisões com direção, coordenação e SEMED):
§ Definir
os espaços a serem utilizados pelo Programa;
§ Definir
o horário de lanche;
§ Estabelecer
e selecionar as oficinas que serão desenvolvidas durante o ano letivo;
§ Discutir
e determinar os critérios de escolha dos monitores;
§ Discutir
e redefinir os critérios de seleção dos nossos alunos;
§ Formar
as turmas com os alunos selecionados para o andamento do Programa;
§ Construir
o quadro de oficinas a ser desenvolvido no Programa;
§ Montar
a lista de presença dos alunos;
§ Criar
uma lista para os materiais socializados dentro do ambiente escolar;
§ Montar
uma lista dos alunos do Programa que são beneficiados pelo Programa Bolsa
Família;
§ Criar
uma lista de materiais pertencentes ao Programa e consequentemente suas
localizações;
§ Acompanhar
a praticidade desde quadro de oficinas, observando o positivo e pontos a
melhorar;
§ Criar
um calendário com excursões, apresentações e formações para o Programa;
-
Parceria, envolvimento e participação do corpo docente da escola:
Especificar o que é “O Programa Mais Educação?”;
Apresentar as propostas do Programa nesta U.E. no
ano de 2013;
A importância dos docentes como parceiros e
participativos no desenvolvimento do Programa;
Estabelecer momentos de trocas entre professores,
monitores e coordenador do Programa;
Enfatizar o papel dos monitores, membros ativos da
escola;
Informar e definir os critérios de seleção dos
alunos;
Orientar, socializar e cuidar dos materiais do
Programa;
Priorizar a importância do educador como parceiro
ativo no Programa;
Apresentar o modelo de ficha individual, com campo
de avanço e pontos a melhor quanto ao Programa / sala de aula;
Priorizar a importância de parcerias com outros
setores com o Programa, se estendendo aos demais campos da Unidade Escolar.
- Instrumentos de avaliação e acompanhamento
direcionados ao coordenador do Programa e monitores: relatórios, semanários,
instrumentais, plano de ação:
Construir o Plano de Ação;
Conhecer o PPP da Unidade Escolar;
Mediar às habilidades e expectativas em formação,
aos monitores para direcionar os planejamentos das oficinas;
Elaborar relatórios bimestrais de desenvolvimentos
das oficinas (monitores) e de conclusão geral do mesmo;
Produzir semanários (monitores), enfatizando
sugestões e pontos a melhorar (professor articulador);
Preencher planilhas de acompanhamento bimestral em
reuniões;
Observar, assistir o desenvolvimento das oficinas
fazendo consequentemente as observações necessárias;
Registrar com fotos, livros de ocorrências, livro
ata e relatos quanto o desenvolvimento do Programa;
Monitorar as faltas e evasão dos alunos, promovendo
a rotatividade destes;
Criar ações para diminuir e evitar a evasão dos
alunos do Programa;
- Formação,
reunião individuais ou coletivas:
Especificar o que é “O Programa Mais Educação?”;
Apresentar as propostas do Programa nesta U.E. no
ano de 2013;
Conhecer espaços, materiais disponíveis para o
Programa e o funcionamento quanto a utilização dos mesmos;
Multiplicar os conhecimentos adquiridos em formações; seminários, videoconferências,
Planejar e organizar os ambientes a serem utilizados
no desenvolvimento das atividades;
Planejar e solicitar antecipadamente os materiais
quanto a aplicabilidade das oficinas;
Promover a socialização e trabalho conjunto, com
objetivo, das oficinas;
Contribuir ativamente na formação pedagógica dos
monitores;
Orientar as ações, abordagens e comunicação dos
monitores no ambiente escolar;
Criar momentos para contribuir na visibilidade do
Programa;
Disponibilizar momentos de trocas entre professores,
pais e monitores;
Promover ações quanto pontos a melhorar em
planejamentos, relatórios e critérios de avaliação;
Orientar quanto à assinatura diária do livro ponto;
Orientar quanto registrar a presença diária dos
alunos;
Instruir quanto critérios a serem observados:
momento das refeições, saída e entrada, envolvimento nas oficinas em relação a
cada aluno;
Orientar quanto o cuidado com os atos afetivos e abordagens
com os alunos;
Orientar quanto o envolvimento de todos os alunos no
mesmo espaço, participativos das oficinas, estando sempre presente com os
mesmos;
Enfatizar o papel do monitor, o compromisso e
responsabilidade para com o Programa;
Buscar vídeos, dinâmicas, textos que motivem e
contribua na formação dos monitores;
-
Participação em Conselho de Classes e Planejamento:
Elaborar pauta quanto à participação;
Ressaltar a importância do Programa Mais Educação na
comunidade escolar;
Promover a visibilidade para os educadores quanto o
Programa;
Socializar as propostas de trabalho durante o ano
letivo;
Estabelecer os momentos de parcerias e trocas entre
professores, monitores e professores articuladores;
Orientar quanto inicio e horário do Programa;
Socializar e debater quantos os critérios
estabelecidos para escolha dos alunos participantes do Programa;
Estabelecer parceria com os docentes quanto a
importância do campo do Programa Mais Educação na ficha individual do aluno;
Estabelecer momentos de trocas quanto rendimento e
desenvolvimento de alunos no Programa entre professor articulador e educadores;
Apresentar documentações que promovam a veracidade
dos fatos estabelecidos nos momentos de trocas;
-
Reunião de Pais:
Desenvolver ações de boas vindas;
Promover apresentações quanto à visibilidade do
Programa;
Ressaltar os objetivos e intuitos do Programa;
Justificar a importância do Programa na vida das
crianças, assim como suas ricas contribuições para os mesmos;
Especificar o funcionamento do Programa na Unidade
Escolar;
Promover apresentação de monitores, os objetivos e
as expectativas de cada oficina;
Estabelecer os principais direitos e deveres dos
alunos e pais quanto à participação e permanência do filho no Programa;
Garantir momentos de trocas, informações e parcerias
entre pais, monitores e professores articuladores;
Informar quanto horário do professor e dos monitores
na escola;
Promover a importância de uma parceria ativa e
persistente para o desenvolvimento positivo do Programa;
- Planejamento
e articulação de excursões e atividades extracurriculares:
Construir calendário com datas previstas de
excursões para o ano letivo;
Buscar parcerias que promovam e contribua para a
execução dos passeios;
- Ações
quanto à visibilidade do Programa:
Participar e direcionar reuniões de pais e conselho
de classes;
Articular apresentações em eventos festivos e
reunião de pais na escola;
Participar de eventos fora da escola através de
convites e parcerias;
Estimular aulas abertas do Programa em momentos que
possam ser vistos pelos demais alunos da nossa unidade escolar e comunidade;
Promover parcerias entre funcionários, monitores e
comunidade escolar;
Criar mural de recados no ambiente escolar do
Programa;
Expor fotos e trabalhos dos alunos do Programa nos
espaços da escola;
Socializar materiais do Programa com o corpo docente
da escola;
Função
do Coordenador do Programa Mais Educação:
Acompanhar e monitorar frequência dos alunos e
monitores;
Ter plano de ação para o seu trabalho;
Seleção dos oficineiros junto com os gestores;
Controle e compra de materiais e equipamentos
adequados;
Dar visibilidade ao Programa dentro e fora da
Comunidade Escolar estimulando o envolvimento e participação;
Organizar,
acompanhar e intervir nos planejamentos das oficinas (desenvolvimento das
atividades), concomitante ao PPP da escola, quadro de habilidades e
expectativas e relatório conclusivo dos instrumentais de acompanhamento do
Programa, fazendo uso de diferentes instrumentos de avaliação (semanário,
portfólio, relatórios)
Acompanhar e
avaliar os monitores nas oficinas;
Acompanhar e
monitorar o desempenho dos alunos nas oficinas e na sala de aula;
Garantir a articulação das informações dos alunos
aos professores da sala regular;
Comunicar-se de forma clara e objetiva, de forma a
garantir o entendimento e a circulação de informações;
Reuniões com os oficineiros (planejamento, pauta) –
grupo ou individual;
Avaliar e ofertar formação de acordo com as
necessidades do grupo;
Envolvimento e resolução de problemas interpessoais
e situações pedagógicas existentes no grupo;
Fazer reunião com os pais (planejamento, pauta);
Garantir o funcionamento da grade de oficinas;
Participar
dos Conselhos de Classe (registrar dificuldades e avanços para nortear o
trabalho)
Participar e
direcionar bimestralmente HTPC (pauta, planejamento, registros)
Participar de palestras (simpósios, encontros,
comitês, seminários, videoconferências).
Participar das Orientações Técnicas, Formações e
reuniões;
Planejar passeios, apresentações, festas, aulas
passeio, atividades extracurriculares (Calendário);
Registrar suas ações com relatórios, fotos,
instrumentais ...
Ter ficha com breve histórico do aluno e socializar
com monitores e ou professores;
Acompanhar/Avaliar o preenchimento dos instrumentais
de acompanhamento do Programa pelos monitores.
“Planejamento
de longo prazo não lida com decisões futuras, mas com o futuro de decisões
presentes.” (Peter Drucker).